Inscrições abertas para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND)
Estão abertas, até o dia 25 de julho, as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema PND, onde também é possível solicitar atendimento especializado e o uso de nome social. A aplicação da prova está marcada para o dia 26 de outubro.
Além da abertura das inscrições, o Ministério da Educação (MEC), por meio do INEP, divulgou no dia 14 de julho o resultado dos recursos referentes aos pedidos de isenção da taxa de inscrição.
Quem pode participar da PND
A prova é destinada a:
- Estudantes inscritos no Enade 2025, pelas suas instituições de ensino;
- Concluintes de cursos de licenciatura que queiram participar de concursos públicos ou processos seletivos promovidos por órgãos da União, estados, Distrito Federal ou municípios que adotem a PND como etapa de seleção.
Para participar, é necessário acessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e efetivar a inscrição dentro do prazo.
Sobre a Prova Nacional Docente
A PND foi criada com o objetivo de aprimorar a formação docente, estimular a realização de concursos públicos e ampliar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil.
A avaliação seguirá a mesma matriz teórica do Enade para Licenciaturas, com foco na formação docente desde a edição de 2024. A prova será aplicada anualmente, voltada a profissionais licenciados.
As diretrizes da prova estão disponíveis no Edital nº 72, de 16 de junho de 2025 .
Mais Professores para o Brasil
O programa Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto n.º 12.358/2025, tem como objetivo reconhecer e valorizar o papel dos docentes no processo educacional, além de fortalecer sua formação e estimular o ingresso no ensino público.
A meta é atender 2,3 milhões de professores em todo o país, por meio de ações e iniciativas como:
- Bolsa Mais Professores
- Pé-de-Meia Licenciaturas
- Portal de Formação
- Parcerias de valorização com bancos públicos e ministérios
